quarta-feira, 18 de junho de 2008

“Of Love and Other Demons”

Acabei de ler “Of Love and Other Demons” de Gabriel Garcia Márquez.
Adorei a história que, como não podia deixar de ser, é de amor e apesar de ser impossível é inevitável.
É a história de Sierva Maria Todos los Angéles - a quem não é cortado o cabelo desde o seu nascimento e não será até ao dia do seu casamento - filha de um “aristocrata” da nobreza sul-americana dono de plantações de açúcar, e de uma mulher ambiciosa filha de um negociante de escravos. Sierva Maria Todos los Angéles vai ser, desde o nascimento, negligenciada pelos pais, por ser a prova palpável de um casamento sem amor e que faz lembrar a ambos a existência do outro. Passa a viver na sanzala com os escravos aprendendo a língua, costumes, hábitos e crenças dos negros até ao dia em que faz 11 anos e no mercado é mordida por um cão com raiva. E a história começa aqui.
Corre o rumor que a rapariga foi mordida mas o facto é que passada uma semana ainda não sentiu os sintomas da doença. E o tempo vai-se passando sem que se confirme se foi mordida pelo cão. Até que a escrava que a acompanhava confirma o episódio. É trazida para a casa dos pais e o pai trata-a como uma verdadeira princesa para se redimir dos anos de negligência. Sierva Maria sente-se uma estranha, no meio de estranhos e num mundo estranho.
O pai, por influência do Bispo, decide levá-la para um convento, cuja Madre Superiora é conhecida pelo seu rigor. E mais uma vez Sierva Maria Todos los Angéles vê-se enclausurada num mundo ainda mais estranho.
Os acontecimentos passam-se nos finais do século XVIII e no seio de uma sociedade atrasada, profundamente religiosa e fanática. O resultado é que a pequena Sierva Maria Todos los Angéles, por não ter sido afectada pela doença, só pode estar possuída por um demónio. O Bispo encarrega o seu protegido, Cayetano Delaura, quanto à cerimónia de exorcismo da pequena Sierva Maria Todos los Angéles e acaba.... por se apaixonar por ela. Depois de se confessar ao Bispo é afastado da sua missão e de Maria. Delaura acaba por encontrar um túnel secreto que dá acesso ao convento e começa a encontrar-se com ela e vivem uma história de amor não tanto platónica como seria de esperar de um padre de 36 anos e uma menina de 12 anos...
No meio de um entrelaçar e “emaranhado” de episódios, como é normal nas histórias de Gabriel Garcia Márquez, que vêm confirmar acerca da maldade que “vive” dentro de Maria - como os acessos de violência que ela tem quando lhe tentam tirar os colares que tem ao pescoço até à morte do padre que vai substituir Cayetano Delaura na função de a exorcizar por causas estranhas e misteriosas depois de a ter ido visitar - tudo indica que a menina tem mesmo que ser sujeita a um exorcismo o que acaba por ocorrer com o próprio Bispo a ser o exorcista.
O final, como seria de antever, não é feliz: Maria morre, o Bispo morre, o pai de Maria morre, Cayetano Delaura fica sem Sierva Maria Todos los Angéles.
Claro que Sierva Maria Todos los Angéles é a personagem mais forte do livro. Apesar de ser uma menina de 12 anos, esta personagem revela-se muito forte por detrás da sua aparente inocência de criança. Ou antes, a sua inocência é interpretada como tendo sempre segundas intenções ou uma mão mais experiente por detrás das suas acções mas Maria age sim segundo os seus mais puros instintos: procura protecção junto daqueles que lhe dão provas de confiança como são os escravos, como é o padre Delaura, defende-se de quem a ataca - as freiras - protege os seus colares que são símbolos de protecção.
Depois há as outras histórias paralelas à de Sierva Maria e que são contadas: o percurso da sua mãe até à degradação e que acaba a viver sozinha numa casa no meio de uma plantação que, entretanto, também foi abandonada e tem por companhia apenas aves de rapina; o pai que acaba também por morrer sozinho em casa na companhia dos seus mastins; o Bispo que morre com um ataque de asma durante a sessão de exorcismo de Sierva Maria Todos los Angéles; Abrenuncio o médico/alquimista que está na lista da Inquisição por divulgar práticas consideradas proibidas e que tem uma biblioteca riquíssima e cheia de obras também elas proibidas pelo Santo Ofício; o padre Delaura que fica sozinho e como auto - penitência vai tratar de leprosos.
Na introdução Gabriel Garcia Márquez faz a referência a um episódio, a partir do qual se baseou para esta história, e que lhe sucedeu quando trabalhava para um pequeno jornal enquanto repórter: o levantamento das ossadas de uma criança que tinha preso ao crânio uma longa cabeleira. Garcia Márquez lembrou-se da lenda que a sua avó lhe contava acerca de uma menina de doze anos que tinha uma cabeleira que parecia um véu de um vestido de noiva e a quem foram atribuídos muitos milagres.
Para quem goste do "realismo mágico"...

1 comentário:

Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Hmmm,aguçaste o meu preguiçoso apetite de leitura! Acho que vou tentar!
Fica sabendo que estás nas "ligações directas" do Yam Cháa e no "afinal havia outras..." das Mulheres!
Gosto de te ter pela blogosfera!
Keep up with your good work!
Luv Ya!