quarta-feira, 18 de março de 2009

"Civilisation" by BBC


Tenho andado a acompanhar uma série em dvd que, à primeira vista, pensei que devia ser um bocado chata. Curiosamente estou a achar super interessante. Chama-se “Civilisation: A Personal View by Kenneth Clark”.
Porque é que achei que devia ser chata? Porque é do final dos anos 60. Porque é que estou a achar interessante? Porque é o percurso da História da Europa Ocidental, desde a queda do Império Romano, passando pela Revolução Industrial até ao Séc. XX, a partir da perspectiva artística. Quando falo da perspectiva artística falo de pintura, escultura, manuscritos, música e arquitectura que marcaram a História Europeia.
O documentário - que se traduziu numa série passada na BBC em 1969 - demorou mais de dois anos a ser feito tendo sido filmados mais de 100 locais em 13 diferentes países. A fotografia é óptima e os grandes planos de pequenos detalhes é das coisas que mais tenho gostado.
Acredito que nos anos 60 tivesse sido considerada uma obra-prima. Esta perspectiva de 'history of ideas as illustrated by art and music' serviu de inspiração a outras séries posteriores.
A concluir, Lord Kenneth Clark foi um eminente historiador de arte.
Para quem vá até Hong Kong está à venda na HMV mas também há à venda na Amazon.

Sem comentários: