segunda-feira, 16 de março de 2009

"Waltz with Bashir" - Ari Folman

Vi na semana passada um filme, aconselhado por um colega, que adorei e que recomendo vivamente. Chama-se “Waltz with Bashir”. É em animação mas para adultos. É israelita e foi um dos nomeados para melhor filme estrangeiro nos Óscares deste ano e o vencedor, nessa categoria, nos Globos de Ouro.
O filme é baseado na história real do realizador Ari Folman da busca, por ele levada a cabo, quanto à verdade do que se passou nos dias da primeira Guerra do Líbano nos anos 80. Ele precisa de descobrir a verdade sobre os acontecimentos e sobre o seu lugar naqueles acontecimentos (foi soldado israelita) de forma a expurgar-se das memórias turvas que o acompanham quanto ao massacre dos campos de refugiados palestinianos de Sabra e Shatila.
Do ponto de vista do realizador essa verdade aterrorizadora, e quase surreal, só fazia sentido ser transposta para animação onde é possível o cruzamento entre a realidade dos acontecimentos com a imaginação e fantasia pessoais do realizador.
Gostei bastante deste tipo de animação - que desconhecia - das cores, do argumento e muito da música (investiguei e é de um compositor que já tem uns álbuns editados, chamado Max Richter).


Sem comentários: