sexta-feira, 20 de março de 2009

The World Challenge: Projectos que realmente fazem a diferença.

The World Challenge, é uma competição a nível global que, apoiada pela BBC, Newsweek e Shell, visa encontrar, promover e premiar projectos, ou pequenos negócios inovadores em qualquer parte do mundo. Mas o mérito desta competição reside no facto de que esses projectos, ou pequenos negócios, têm um forte impacto positivo nas comunidades locais onde são desenvolvidos e, simultaneamente, fazem um aproveitamento sustentável dos meios naturais disponíveis.
No ano passado o vencedor foi um projecto paquistanês que ajuda as mulheres paquistanesas a aumentar o seu rendimento através da venda de mel de alta qualidade, o Plan Bee. As áreas do norte do Paquistão são das mais isoladas e das mais pobres do país sendo as mulheres e as crianças os mais afectados. A solução mais viável foi, neste caso, capitalizar os recursos naturais disponíveis através do desenvolvimento e construção de um projecto culturalmente aceite.
Outro exemplo, o vencedor de 2007, um projecto peruano chamado T’ikapapa. Os agricultores dos Andes estão entre as pessoas mais pobres do país (US$1 por dia). No entanto estão rodeados de uma potencial mina: existem na região mais de 3.000 variedades de batata ricas em vitaminas e que crescem sem aditivos. T’ikapapa veio estabelecer a ponte entre os agricultores e o mercado de batatas permitindo que os agricultores tirem proveito de tão valioso produto. O número de famílias beneficiadas cresceu de 72, em 2004, para 200 em 2007.
Mas existem outros, muitos outros projectos que foram finalistas: uma aldeia auto-suficiente no Nepal para leprosos (Shanti Sewa Griha), uma escola no Haiti para crianças cujos pais não têm dinheiro para os uniformes e sapatos sem os quais não podem ir para as escolas oficiais (The Paradis des Indiens), ou nas Filipinas o uso dos desperdícios dos côcos para evitar o deslizamento de terras e consequente erosão do solo (Coconets).
Admiro e respeito profundamente todo o tipo de iniciativas que visem ajudar, promover o desenvolvimento, e educar as pessoas que se encontrem em situações de pobreza ou de necessidade extremas seja por que razão for : pela sua condição, por se encontrarem em ambientes de guerra ou de catástrofes naturais. São de louvar os esforços diários que milhares de pessoas fazem para ajudar tantas outras. E sou particular admiradora deste tipo de iniciativas que se propõem em promover a auto-suficiência de comunidades locais com o que têm e que na maioria das vezes é pouco.
Este é o quinto ano do World Challenge que “is about championing and rewarding projects and business which really make a difference”.

2 comentários:

Anónimo disse...

"que SE propõem EM promover"????

Mónica disse...

O World Challenge, de acordo com a minha leitura, visa promover iniciativas, em pequenas comunidades e em regra em países subdesenvolvidos, que contribuam para o desenvolvimento dessas mesmas comunidades. Os três primeiros classificados recebem um prémio em dinheiro.
http://www.theworldchallenge.co.uk/