terça-feira, 31 de março de 2009

"The White Tiger" - Aravind Adiga

Acabei de ler este livro e gostei bastante. Mesmo muito.
A história é narrada pela personagem principal, Balram, da sua ascensão de criado numa loja de chá na sua aldeia natal, até motorista de um homem rico em Nova Deli e de motorista a empresário em Bangalore.
Balram conta a história da sua vida em forma de carta dirigida ao Primeiro-Ministro chinês durante 7 noites.
Gostei bastante do livro porque retrata bastante bem a realidade na Índia. A diferença entre castas, entre religiões, a corrupção que existe, e acima de tudo, a diferença entre ricos e pobres, o poder do dinheiro no seu esplendor. Uma Índia de Luz e uma Índia de Escuridão, uma Índia de homens de barrigas grandes e uma Índia de barrigas pequenas. Mas esta descrição é feita de uma forma quase cómica, em forma de comédia negra, irónica e ridícula. Das palavras do autor fica a imagem de que a 99% da população dos indianos não se mexe para mudar o sentido de como a sociedade está instituída. Apesar de haver algumas vozes que tentam fazerem-se ouvir não são suficientes. O progresso de que a Índia tem sido objecto não abrange todos, é um progresso ilusório.
Durante a história, a mensagem que transparece é que na Índia o dinheiro é MESMO tudo, os fins justificam todos os meios, a imaginação para sobreviver não tem limites, e quem é mais expedito sobressai, um em cada geração como o Tigre Branco.

Sem comentários: